Resenha: O Projeto Rosie

Título: O Projeto Rosie
Autor: Graeme Simsion
Páginas: 319 páginas
Editora: Record

Perto de completar 40 anos, o peculiar professor de genética. Don Tillman havia desistido do amor. Para acompanhar sua rotina severamente cronometrada, com esquema de refeições padronizadas, um cronograma para a execução de cada compromisso (inclusive para a prática de exercícios físicos antes de dormir) e lidar com sua falta de habilidade social, só mesmo a mulher perfeita. E ele já sabe como encontra-la. Ou pelo menos acha que sabe. Ele desenvolve o projeto Esposa Perfeita, um questionário meticuloso que irá ajudá-lo a selecionar candidatas adequadas a seu estilo de vida. Mas quando Don conhece a jovem Rosie ele descobre que nem tudo na vida pode ser programado... e que o amor pode, de repente, vir a seu encontro.



Minha opinião:



O típico livro que não parecia grande coisa, mas que conforme a leitura se desenvolveu, ganhou todo o meu carinho.

O Projeto Rosie nos apresenta a Don, um professor de genética de uma universidade, meticuloso e perfeccionista, aos 39 anos decide que quer arranjar uma esposa. Para isso, ele monta um questionário para encontrar a mulher ideal. Tudo parece estar dando errado, até Rosie Jarman entrar em sua vida, totalmente sem regras e exatamente o oposto do que o questionário especifica.

"Ela era altamente divertida. Mas nem um pouco adequada ao Projeto Esposa."
Página 76 (O Projeto Rosie)

Os personagens são um dos pontos mais altos da história, por serem peculiares e bem reais. Don cheio de manias, horários e regras, seu jeito diferente de agir e sua dificuldade de identificar ironias ou sarcasmo, o fazem engraçado. Já Rosie, é espirituosa e desregrada, trás a maioria dos momentos de diversão.

A narrativa flui bem e não nos cansa, com diálogos inteligentes, engraçados e também questionadores. O autor consegue trazer vários temas diferentes num mesmo livro sem que esse fique pesado ou cansativo.

Esse foi com certeza um livro que me surpreendeu e recomendo muito a leitura.


0 comentários:

Postar um comentário



Visualizações

Arquivo

Categorias