Resenha: Diário de Bordo - Um voo com destino à carreira diplomática

Título: Diário de Bordo - Um voo com destino à carreira diplomática
Autor(a): Claudia Assaf
Páginas: 220 páginas
Editora: Folio Digital
Diário de Bordo um voo com destino à carreira diplomática é um exercício autobiográfico que a autora apresenta, dividindo com o leitor por que decidiu se tornar diplomata e como foi sua jornada para este fim, desde a desistência inicial, passando pela determinação, anos mais tarde, da meta passar no CACD, chegando ao dia em que finalmente era aprovada no concurso de 2006.
O objetivo central da obra é mostrar que a realização de um sonho é possível desde que sejamos realistas e passemos a agir para alcançá-lo.


Minha opinião:

Acho que devo dizer que não pretendia resenhar essa leitura, mas foi uma experiência tão boa e marcante que precisava contar para mais pessoas.

O livro é um relato de uma aeromoça que decidiu virar uma diplomata. Ela vai contar, então, todo seu trajeto, os problemas, as vitórias e dúvidas que teve para alcançar seu sonho.

"Tomei uma decisão (...) Vou ser diplomata."
Páginas 73 e 74 (Diário de Bordo)

Claudia (autora e narradora do livro) não é só uma mera personagem. Não! Você sente o livro. Ela realmente resolveu nos contar sua história e é fácil se envolver com suas palavras. Ela cativa o leitor, mostrando-se uma excelente personagem, narradora e escritora.

A história é capaz de cativar os mais diversos públicos, não só aqueles que querem seguir a carreira diplomática, mas todos que acreditam em um sonho, pois Claudia mostra durante toda a sua narrativa que o foco em um objetivo e grande determinação podem mudar a vida de alguém.

Para os que tem pretensão de concorrer a uma vaga no Instituto Rio Branco, a autora nos conta sobre seus planos de estudo, suas aulas, livros e modos de estudar, mas, acima de tudo, as decepções que teve no caminho. Acredito que seja um ótimo incentivo para quem quer seguir a carreira diplomática.

Um livro que realmente me encantou e me ensinou bastante. Acredito que seja uma leitura extremamente válida para todos.


2 comentários:

  1. Gosto destes livros assim ! Passam experiências para nós e ensinam a seguir os sonhos ... Gostei muito no blog marcando como favorito , boa sorte :) !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Adria
      Esse livro passa muitas experiências boas mesmo! Que bom que gostou do blog. Seja muito bem vinda
      Beijos

      Excluir



Visualizações

Arquivo

Categorias